Ritmo é palavra que ouvimos em várias ocasiões no nosso dia-a-dia, com acepções diversas, seja na vida cotidiana (ex., em ritmo acelerado, no ritmo stressante da vida moderna), relacionada à saúde (ex., ritmo cardíaco, biorritmo), no campo musical (ex., instrumento rítmico, ritmo atravessado) etc. Nos exemplos aqui mencionados, podemos perceber a palavra relacionada com: rapidez, pulsação (do coração), instrumento musical e desencontro sonoro, que, de alguma forma, têm relação com os significados mais usuais que fazemos do termo na música. Ao falarmos do ritmo, sobretudo na música popular, fazemos logo a associação com o grupo de instrumentos tradicionalmente utilizados como marcadores rítmicos privilegiados, os instrumentos de percussão.
Tudo isto para fazer uma pequena introdução do Festival de Percussão “Rufalgarve’10”. Nos dias 3 e 4 de Julho 2010, poderemos assistir a um fascinante espetáculo de Percussão Tradicional Portuguesa, nas Localidades de Tunes e Armação de Pêra.
No Festival estarão representadas três regiões do Pais: Minho, Estremadura e Algarve, através dos Grupos “Bomboémia”, “Ecludir Azul” e “Percutunes”.
ta fixolas, Mestre xD
ResponderEliminarFoi muito bom!
ResponderEliminarObrigado a todos por tudo!
Dárcio Gonçalves (Bomboémia)